Dream n' Learn

Logo Dream n' Learn

ITÁLIA

Romantismo, charme, beleza, gastronomia, história... Itália é um país que não pode faltar na sua lista de destinos. Com uma história de quase três mil anos, da qual faz parte um dos períodos que definem a linha do tempo ocidental – o Império Romano –, a Itália oferece a seus visitantes cerca de 100 mil monumentos que ajudam a dar um panorama desse legado. Em todo seu território, não faltam catedrais, palácios, fortalezas, importantes sítios arqueológicos e incontáveis e sublimes obras de arte.

Muitas pessoas costumam visitar diferentes países da Europa em um período curto. A Itália é um país que merece ser visitado com calma e em detalhes, por se tratar de um destino com uma grande diversidade cultural e turística. Com belas paisagens, cidades que vão de charmosos vilarejos a modernas metrópoles, a Itália é lugar para ser visitado e explorado por no mínimo 10 dias. Entre as cidades mais visitadas podemos destacar sua capital Roma, a belíssima Florença nos vales da Toscana, a romântica Veneza cercada por canais e ruelas, e é claro, a capital e referência da moda, Milão.

Completamente distintas entre si, elas são o símbolo de um país histórico, porém razoavelmente jovem, com apenas 150 anos de idade. Antes disso, era um país fragmentado em reinos e repúblicas, uma divisão até hoje sentida nos dialetos, cozinha (pasta, polenta ou arroz?) e debates econômicos.

De bicicleta pelos campos da Toscana, de barco ao longo de seu belo litoral ou a bordo da clássica motocicleta Vespa, curta as grandes e pequenas atrações, pare onde lhe der na cabeça e viva um país maravilhoso.

ROMA

Berço do Império Romano, cidade dos papas, símbolo da dolce vita e capital política, Roma merece ser chamada de "cidade eterna"? Igrejas, catedrais, jardins, praças, vilarejos e monumentos arqueológicos registram as principais atrações da cidade.

Coliseu - se fosse preciso escolher apenas um, este seria o símbolo de Roma. Atualmente, como no tempo de Tito, quando o anfiteatro foi terminado, em 80 A.C., a imponente silhueta de tijolo e mármore pode ser vista de longe, com suas inacreditáveis dimensões. Vêm à mente imagens do tempo dos gladiadores. O ideal é começar o seu tour pela cidade com este monumento. Chegue cedo para evitar longas filas e opte pelo tour com áudio para entender cada pedaço desse monumento que já foi palco de entretenimento para milhares de pessoas.

Foro Romano - O Fórum, centro político, religioso e comercial da República, se articula em torno do comitium (praça onde o povo vinham ouvir os magistrados), da cúria (sede do Senado), das basílicas (tribunais) e de locais de culto (tempi di Saturno, di Vesta). Na época imperial, era marcado por arcos do triunfo erguidos à glória dos imperadores, tornando-se símbolo da grandeza de Roma. Em frente ao Coliseu, adquira o ingresso em combo com áudio e visite o Coliseu e o Foro em um único dia. Vale a pena se programar um dia inteiro para esses dois passeios históricos e marcantes.

Vaticano e Capela Sistina - sendo religioso ou não, o Vaticano é parada obrigatória. Com apenas 0,44km², é um mundo à parte, para qual converge uma multidão de peregrinos  crentes do mundo inteiro, amantes da arte, antiguidades ou jardins. Alguns vão à Roma apenas pela homilia do papa, outros pela obra-prima de Michelangelo na Capela Sistina. Todos se impressionam com a arquitetura de Bernini, a Praça de São Pedro e a basílica. É um passeio de meio dia e para ser feito bem cedo para evitar as filas quilométricas. Para ter acesso a Capela Sistina, é preciso adquirir o ingresso junto com o museu do Vaticano. Para muitos visitantes, acaba sendo mais atrativo do que a própria Basílica de São Pedro por se tratar de um museu com lindas obras de arte e uma arquitetura deslumbrante. Opte pelo guia em áudio ou pelos tours acompanhados por guias locais, e então entenderá melhor sobre esse império da igreja católica. A poucos metros do Vaticano, vale a pena visitar o Castelo e a ponte de Sant'Angelo. 

Piazza Navona - uma praça barroca sublime, construída sobre os vestígios de um estádio antigo que está na origem de seu formato elíptico. Cercada de fachadas ocre, a Piazza Navona é pontuada pelas majestosas fontes de Bermini, como a dos Quatro Rios, encimada por um obelisco pousado sobre o vazio. Tomar um famoso 'gelato' ou saborear uma deliciosa massa, sentado sobre as calçadas aos redores da praça é um ótimo programa para o fim da tarde.

Monumentos e museus - Roma é uma cidade encantadora e difícil de selecionar as atrações mais atrativas, mas destacamos os monumentos e pontos turísticos que não podem faltar em seu roteiro: Piazza di Spagna, Pantheon, Chiesa Nuova, Teatro di Marcello, Museo e Galleria Borghese, Museu Maxxi, Fontana di Trevi, Galleria Colonna e os Museus Capitolinos.

 

Outras cidades da Itália

Entre as diversas cidades e vilarejos italianos, algumas não podem faltar no seu roteiro.

Florença - conhecida também como Firenze, é considerada como a cidade referência para a arte da restauração. Com museus compostos por obras centenárias e mundialmente conhecidas, a cidade também oferece o que há de melhor em uma cidade típica italiana (atrações e gastronomia), unindo a beleza dos campos da Toscana que a rodeia. Aproveite a proximidade de Pisa, e conheça essa cidade mundialmente conhecida por sua torre inclinada.

Veneza - considerado um dos destinos mais românticos de encantadores do mundo, a arquitetura da cidade cercada por canais deixa qualquer um de boca aberta. Navegue nas famosas gondolas venezianas, assista a uma ópera nos teatro centenários da cidade, conheça as praças e a catedral de San Marco, atravesse por belas pontes, entre elas a Ponte di Rialto e aprecie o por do sol na Punta Della Dogana, onde é possível ter uma bela vista da costa de Veneza.

Milão - a capital mundial da moda oferece belas paisagens urbanas que unem a arquitetura histórica com prédios modernos. Se encante com a beleza e os detalhes da Catedral de Milão na Piazza Del Duomo, assista a um espetáculo no grandioso Teatro Alla Scala, visite as luxuosas lojas da Galeria Vittorio Emanuele II, assista no Estádio San Siro a jogos de dois dos maiores times de futebol da Itália e do mundo, o Internazionale e Milan, e se encante com toda história e beleza do Castello Sforzesco. Aproveite a proximidade e visite também a cidade de Verona, palco da trama de maior sucesso de William Shakespeare, Romeu e Julieta.

Nápoles - localizada no sul do país, é a terceira maior e mais populosa cidade do país. É também conhecida mundialmente pela sua história, sua música, seus encantos naturais e por ser a terra natal da pizza, então não deixe de apreciar a verdadeira pizza napolitana, acompanhado de um bom vinho.

Por ser um país extenso, com suas principais cidades distante uma das outras, muitas pessoas incluem locação de carro, porém não é a melhor opção. Nas grandes metrópoles o transito é caótico, e as leis de transito são bem diferentes das do Brasil. Dificilmente um turista que dirigiu na Itália volta sem levar uma multa. A melhor forma de conhecer as belezas desse país é utilizando o excelente sistema ferroviário. É possível parar somente um dia em uma cidade, guardar suas bagagens nos guarda-volumes das estações e seguir viagem sem precisar investir diárias de hotel.

Comece pelo sul do país e suba de trem até Roma, cruze ao oeste passando por Florença e Veneza e voltando ao lado leste até chegar a Milão.

Para conhecer uma cidade em pouco tempo, o ônibus de turismo (Sightseeing) é uma opção prática e barata. Muitos oferecem os tours com o áudio em português.

Não deixe de visitar as deliciosas trattorias e provar as melhores massas, pizzas, vinhos e sorvetes do mundo.

Depoimentos

Nenhum depoimento encontrado.

Slider